Um navegar pelos saberes da tradição na Amazônia ribeirinha por meio da Etnomatemática
Palabras clave:
Saberes da tradição, Identidade ribeirinha, Ilhas de Abaetetuba, knowledge, riverside identity, Abaetetuba Islands.Resumen
Resumo:
A presente pesquisa investigou como os saberes da tradição dos ribeirinhos podem contribuir para um ensino de matemática educativo, sem que esses saberes estejam condicionados a um conceito matemático institucionalizado da escola. A pesquisa de campo fundamentou-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa, desenvolvida em três, das setenta e duas ilhas existentes em Abaetetuba, Estado do Pará, Brasil, onde obteve-se as informações por meio de conversas formais e informais, registradas por meio de fotografias e áudios, junto aos freteiros, sujeitos ribeirinhos que navegam pelos rios que cortam essas ilhas prestando serviços de transporte de passageiros e cargas. Tendo como aporte teórico D’Ambrosio (1996; 2001; 2004); Santos (2003); Almeida (2010); Cunha (2007); Farias (2006); Bicudo (2005), Brasil (1998) e Morin (2010). A pesquisa aponta que o contexto sociocultural das ilhas de Abaetetuba, possui muitos saberes de natureza social, política, religiosa e de produção que podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática nas escolas. Alguns desses saberes caminham lado a lado com os saberes escolares, estabelecendo possíveis diálogos, principalmente os que são perceptíveis ao olhar, ao visual. Mas, existem outros saberes que caminham em paralelo, os quais são passíveis de pouca identificação e, sobretudo, de uma certa irrelevância recebida pela ambiência escolar.
Abstract:
This research investigates how the riverine knowledge tradition may contribute to math education, even if this knowledge is conditioned to a mathematical concept institutionalized in schools. e field research was based on the assumptions of qualitative research and it was was developed in three of the seventy-two existing islands of Abaetetuba State, Pará/Brazil, where the information was obtained through formal and informal conversations, registered in pictures and audios with the people who do freights and riverine inhabitant who make their living crossing the rivers in these islands; this project is informed by the theoretical contributions of D'Ambrosio (1996; 2001; 2004); Santos (2003); Almeida (2010); Cunha (2007); Farias (2006); Bicudo (2005), Brasil (1998) and Morin (2010). e research shows that the sociocultural context of Abaetetuba Islands has significant social, political, and religious knowledge production that may contribute to the teaching and learning of the mathematics process in schools. Some of this knowledge goes hand in hand with scholarly knowledge, establishing possible dialogues, particularly those that are noticeably visible. Nonetheless there are other kinds of parallel knowledge, which are likely to be poorly identified, and above all, a certain irrelevance received by the school environment.
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Citas
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