Escuela, educación inclusiva y etnomatemática en tiempos de aislamiento social

Autores/as

  • Thiago Donda Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Marcos Lübeck

DOI:

https://doi.org/10.22267/relatem.20131.51

Palabras clave:

Escola, Etnomatemática, Isolamento, Inclusão, Tecnología, Educação

Resumen

O objetivo neste artigo é apresentar reflexões a partir da análise dos resultados de uma pesquisa realizada com oito docentes da Educação Básica que atuam em contextos socioculturais distintos, como na Educação Escolar Indígena, Educação Escolar do Campo, Educação Especial e Inclusiva, Educação de Jovens e Adultos, entre outras, em diferentes cidades e regiões brasileiras. A intenção é apresentar indícios de como a Educação Escolar está tentando acontecer nestes tempos de isolamento social; quais os desafios e as implicações educacionais enfrentadas pelos educadores e seus educandos; como a Educação Matemática está sendo praticada e; como a Etnomatemática pode ser mobilizada. As informações que respaldam as discussões perpassam as respostas a um questionário encaminhado remotamente e a sua apreciação acontece qualitativamente por meio de aproximações com a análise textual discursiva. Trata-se de uma pesquisa exploratória e os dados indicam que as escolas e os docentes estão atuantes, implementando práticas e aulas remotas usando diferentes tecnologias, apesar das suas limitações e dificuldades, intentando a inclusão de todos com uma Educação Matemática dinâmica e de qualidade, e na medida do possível, mobilizando a Etnomatemática, mesmo diante das adversidades e consequências incertas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcos Lübeck

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Foz do Iguaçu, Brasil. 

Publicado

2020-10-27

Cómo citar

Donda Rodrigues, T., & Lübeck, M. . (2020). Escuela, educación inclusiva y etnomatemática en tiempos de aislamiento social. Revista Latinoamericana De Etnomatemática Perspectivas Socioculturales De La Educación Matemática, 13(1), 293-316. https://doi.org/10.22267/relatem.20131.51