Políticas editoriais

Foco e Escopo

A Revista Latinoamericana de Etnomatemática: RevLatEm, ISSN: 2011-5474, é um periódico eletrónico cuadrimestral seriado e arbitrado da Red Latinoamericana de Etnomatemática e do Departamento de Matemáticas Y Estadística da Universidad de Nariño, que tem como propósito principal a divulgação de trabalhos de pesquisa, reflexão e revisão de uma temática, entrevistas e resenhas de livros na área da Etnomatemática. Também  trabalhos relacionados com aspetos socioculturais e políticos do processo de ensino e aprendizagem das matemáticas.

Políticas de Seção

Artigos de pesquisa

Documento que apresenta, de forma detalhada, os resultados originais de projetos de pesquisa finalizados. A estrutura geralmente usada contém quatro apartados importantes: introdução, metodologia, resultados e  conclusões

Artigos de reflexão

Documento que apresenta resultados de pesquisa finalizada desde uma perspectiva analítica, interpretativa ou crítica do autor, sobre uma temática específica, utilizando a fontes originais.

Artigos de revisão

Documento resultado de uma pesquisa finalizada onde são analisados, sistematizados e integrados os resultados de pesquisas publicadas ou não publicadas, sobre um campo da ciência ou  da tecnologia, com o intuito de dar conta dos avances e as tendências de desenvolvimento. É caracterizada por apresentar uma cuidadosa revisão bibliográfica de pelo menos 50 referencias.

Processo de Avaliação pelos Pares

Cada artigo será submetido ao seguinte processo de avaliação:

  1. Os artigos recebidos serão avaliados preliminarmente pelo comité editorial ou o editor, para determinar a pertinência temática e o cumprimento das normas de formatação indicadas pelo periódico (Tempo estimado: um mês)
  2. Caso o artigo não cumpra com as normas de formatação, citações ou referencias bibliográficas das Normas APA, vai ser devolvido aos autores para que em menos de 15 dias façam correções e  o enviem de volta.
  3. Uma vez o artigo aprova a avaliação preliminar, é enviado (sem autor) a dois pares académicos externos para revisão em duplo cego, eles vão determinar: a) publicar sem modificações, b) publicar com mudanças menores, c) publicar com mudanças importantes d) Recusa. (Tempo estimado: três meses )
  4. Em caso de discrepância entre os pareceres, o artigo vai ser avaliado pelo editor ou outro membro do comité editorial; este parecer definirá a publicação.
  5. Caso o artigo seja aprovado com mudanças, o editor notificará ao autor, quem deverá enviar as mudanças em menos de um mês, junto com um documento que explicite em detalhe as mudanças feitas.
  6. O artigo modificado é enviado de novo aos avaliadores para saber se estão satisfeitos com as mudanças feitas.
  7. Todos os trabalhos, incluindo aqueles feitos por membros do conselho editorial ou editor, estarão sujeitos ao mesmo processo de avaliação

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo sobre o princípio de que disponibilizar gratuitamente ao público, o que favorece um maior intercâmbio global de conhecimento.

Arquivamento

Este periódico utiliza o sistema LOCKSS para criar um arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes, permitindo a tais bibliotecas criar arquivos permanentes da revista com fins de preservação e restauração. 

Ética de Publicação e Acordo sobre Possíveis Más Práticas

A Revista Latinoamericana de Etnomatemática espera e vai garantir que todas as partes (editores, revisores e autores) satisfaçam estritamente os requerimentos  éticos internacionais no processo de publicação.

A Revista Latinoamericana de Etnomatemática considera os requerimentos reconhecidos na COPE Best Practice Guidelines for Journal Editors e nos International Standards for editors and authors, publicados pelo Committee on Publication Ethics.

Alguns deles são os seguintes:

1) Os Editores devem:

- Adotar os melhores métodos de revisão a duplo cego para seus periódicos e para a comunidade científica à que servem.

- Garantir que todos os artigos científicos têm sido revisados por revisores qualificados no seu campo.

- Garantir que as seções do periódico que não são avaliadas-por-pares estão claramente definidas.

- Promover que os avaliadores cuidem da originalidade dos materiais recebidos e estejam  cientes da possibilidade de plagio. (Ver política antiplagio)

- Garantir a seleção dos revisores adequados para cada material recebido.

- Promover que os revisores comentem sobre questões éticas e possíveis anomalias éticas nos materiais.

- Publicar instruções claras nos periódicos sobre as normas de submissão, com destaque para o que espera-se dos autores e das autoras.

- Apoiar iniciativas que eduquem aos pesquisadores e pesquisadoras sobre a ética em publicações científicas.

- Assessorar sobre os efeitos das políticas de edição do periódico aos autores e avaliadores, e revisar tais políticas quando seja preciso, com o objetivo de promover uma conduta responsável e de qualidade científica, desaprovando aquelas condutas inapropriadas.

2) Os Autores devem:

- Apresentar pesquisas que tenham sido desenvolvidas de forma ética e responsável.

- Apresentar os resultados de forma clara, honesta e sem fabricações, falsificações ou manipulação inapropriada dos dados.

- Esforça-se em descrever os métodos de forma clara e não ambígua para que os resultados possam ser confirmados e replicados pela comunidade científica.

- Respeitar os requisitos da publicação que ressaltam que o manuscrito submetido é original, não é plágio, e não foi publicado anteriormente.

- Assumir o controle e a responsabilidade para o trabalho apresentado e publicado.

- Refletir e reportar com precisão as contribuições prévias ao trabalho científico que têm feito previamente outros autores e autoras.

- Destacar os recursos com que a pesquisa tem sido financiada e se poderia haver conflito de interesses.

3) Os Avaliadores devem:

- Informar aos editores de possíveis fabricações, falsificações ou condutas inapropriadas no processo de pesquisa ou na manipulação dos dados.

- Argumentar com precisão as razões pelas quais um material submetido não é adequado para publicação na Revista Latinoamericana de Etnomatemática.

- Cumprir com os tempos de revisão combinados com os editores.

- Realizar revisões da forma más objetiva possível. Qualquer crítica pessoal ao autor/à autora é rejeitada. As revisões têm que se sustentar com argumentos (pretensões de validade), e não com posições de poder (expressas por pretensões de poder e críticas personalizadas).

- Identificar e sugerir publicações chaves que não tenham sido referenciadas pelos autores e autoras, se for apropriado para o caso.

Frequência de publicação

O RevLatEm publicada três vezes por ano, nos meses de fevereiro, junho e outubro. Esta periodicidade começa em 2013

Política anti-plágio

Todos os artigos submetidos à Revista Latinoamericana de Etnomatemática serão verificados, antes de iniciar o processo de avaliação por pares, com o software anti-plagio EPHORUS. Se o resultado da coincidência com outro artigo ou texto publicado for maior do que 40%, o material será rejeitado imediatamente.

https://www1.ephorus.com/
 

Política de Não-Tarifas

A Revista Latinoamericana de Etnomatemática:

1. NÃO tem uma Tarifa pelo processamento de artigos (APC)s

2. NÃO estabelece uma Tarifa pelo envio de artigos

3. NÃO tem Políticas de isenção de pago (para autores de países em desenvolvimento, etc.) porque NÃO temos tarifas.

Idiomas

Os artigos podem ser escritos em Espanhol, Inglês, Português ou Francês

Política de Padronização de assinaturas

Os autores devem padronizar sua assinatura em http://www.iralis.org/es e usa-la  para serem citados corretamente.

Conflito de interesses

Os autores devem declarar que não têm nenhum conflito real ou potencial, de tipo financeiro, pessoa ou de qualquer natureza com outras pessoas ou organizações, no prazo de dois anos após a apresentação do artigo, que poderia influenciar negativamente o trabalho.

É claro que vão existir conflitos de interesses em um determinado manuscrito submetido à Revista Latinoamericana de Etnomatemática, quando um participante do processo de redação e revisão, expresse problemas realtivos à propriedade intelectual, competição acadêmica ou ter ligações com as atividades que podem influenciar seu julgamento indevidamente; como é o caso das relações financeiras com uma empresa ou entidade institucional patrocinandora da pesquisa.

É obrigatória a baixar o carta de declaração de conflito de interesse, preencha as informações solicitadas, bem como a assinatura de todos os autores do artigo. Em seguida, enviá-lo como um arquivo complementar CARTA DE CONFLITOS DE INTERESSES