Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Revista Latinoamericana de Etnomatemática: RevLatEm, ISSN: 2011-5474, é um periódico eletrónico cuadrimestral seriado e arbitrado da Red Latinoamericana de Etnomatemática e do Departamento de Matemáticas Y Estadística da Universidad de Nariño, que tem como propósito principal a divulgação de trabalhos de pesquisa, reflexão e revisão de uma temática, entrevistas e resenhas de livros na área da Etnomatemática. Também trabalhos relacionados com aspetos socioculturais e políticos do processo de ensino e aprendizagem das matemáticas.
Processo de Avaliação pelos Pares
Cada artigo será submetido ao seguinte processo de avaliação:
- Os artigos recebidos serão avaliados preliminarmente pelo comité editorial ou o editor, para determinar a pertinência temática e o cumprimento das normas de formatação indicadas pelo periódico (Tempo estimado: um mês)
- Caso o artigo não cumpra com as normas de formatação, citações ou referencias bibliográficas das Normas APA, vai ser devolvido aos autores para que em menos de 15 dias façam correções e o enviem de volta.
- Uma vez o artigo aprova a avaliação preliminar, é enviado (sem autor) a dois pares académicos externos para revisão em duplo cego, eles vão determinar: a) publicar sem modificações, b) publicar com mudanças menores, c) publicar com mudanças importantes d) Recusa. (Tempo estimado: três meses )
- Em caso de discrepância entre os pareceres, o artigo vai ser avaliado pelo editor ou outro membro do comité editorial; este parecer definirá a publicação.
- Caso o artigo seja aprovado com mudanças, o editor notificará ao autor, quem deverá enviar as mudanças em menos de um mês, junto com um documento que explicite em detalhe as mudanças feitas.
- O artigo modificado é enviado de novo aos avaliadores para saber se estão satisfeitos com as mudanças feitas.
- Todos os trabalhos, incluindo aqueles feitos por membros do conselho editorial ou editor, estarão sujeitos ao mesmo processo de avaliação
PolÃtica de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo sobre o princípio de que disponibilizar gratuitamente ao público, o que favorece um maior intercâmbio global de conhecimento.