Etnomatemática e modelagem matemática: um estudo comparativo com os processos de criação de alegorias de carnaval
Palavras-chave:
Etnomatemática, Modelagem, Cognição, Criação de alegorias, Ethnomathematics, Mathematical modelling, Carnival floats creation, EtnomodellingResumo
Resumo
Neste artigo apresenta-se uma pesquisa cujos dados empíricos advieram de um criador de alegorias de carnaval – carnavalesco. Objetivou-se fazer uma análise comparativa entre o processo de criação de alegorias, modelagem matemática e etnomatemática. Modelagem Matemática é a arte na elaboração de um modelo; e etnomatemática é a arte de conhecer, explicar e entender os diversos fazeres e saberes das pessoas em seus contextos culturais. Os procedimentos metodológicos foram divididos em duas etapas: apreensão empírica e significação dos dados a luz da teoria. A apreensão, etnografia do lugar e da pessoa que cria as alegorias para um desfile de carnaval. Os dados foram coletados por meio de observações in loco, documentos, relatos gravados, fotos, vídeos e entrevista concedida pelo carnavalesco. A Significação implicou na organização, classificação e a análise desses dados comparando o processo de criação de alegorias pelo carnavalesco aos procedimentos de modelagem e ao programa etnomatemática. O resultado mostrou que o carnavalesco cria modelos de alegorias em sua mente, advindas de percepções e apreensões do entorno, que a partir da compreensão e do entendimento, transpassa em um modelo externo - conjunto de submodelos representados em desenhos, propostas e esquemas que uma vez produzidos ilustrarão o desfile de carnaval. A análise dos processos envolvidos na criação de alegorias do carnavalesco sugere que as pessoas que criam alguma coisa nas mais diversas áreas do conhecimento perpassam as mesmas etapas prescritas na modelagem sob uma perspectiva etnomatemática: a partir de uma situação-problema que espera compreender para então propor solução ou melhoria, busca perceber e apreender os dados de fontes diversas, compreender e explicar formulando um modelo, e significar e explicitar resolvendo e validando o modelo, gerando novos conhecimentos frente a novas necessidades impostas pelo meio, seja econômica, social, histórica ou cultural.
Abstract
This paper presents a research which empirical data were derived from a carnival floats creator – the carnivalesque. Was aimed to develop a comparative analysis between the creation process of floats, mathematical modelling and ethnomathematics. Modelling is the art of elaborating of a model; and ethnomathematics, of knowing, explaining and understanding the doings and knowledges of people in their cultural contexts. Methodological procedures were divided in two steps: empirical apprehension and data signification, in the light of the theory. Apprehension, ethnography of the place and the person who creates floats to a carnival parade. The dataset was collected in loco: Documents, recordings, pictures, videos and the interview with de carnivalesque. Signification in organizing, classifying and analysis of data, comparing to the processes of modelling under a etnomathematical perspective. The result showed that the carnivalesque creates models of the floats in his mind, derived from perceptions and apprehensions from his environment. That, from comprehension and understanding, trespasses in an external model – ensemble of sub models represented in drawings and sketches that, when produced, shall illustrate the carnival parade. Analysis of the carvalesque’s processes involved in the creation of floats suggests that people who create something, in the diverse areas of knowledge, pervades the same steps prescribed in modelling under a ethnomathematics perspective: a problem-situation catalyzes the endeavor to a solution, attempting to perceive and apprehend data derived from diverse sources, comprehend and explain, formulating a model, and signify and explicitate, solving and validating the model, engendering new knowledges forward the needs implied by the environment, whether economical, social, historic or cultural needs.
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