Exploração e problematização de Simetrias em artefatos socioculturais para o uso no Ensino Fundamental

Autores/as

  • Jeová Pereira Martins Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Iran Abreu Mendes Universidade Federal do Pará

Palabras clave:

Ensino Fundamental, Simetria, Artefatos Socioculturais, Problematizações.

Resumen

O presente artigo é resultante de uma pesquisa cujo objeto de estudos foi a exploração de casos de Simetria em padrões geométricos representados em artefatos socioculturais. O trabalho baseou-se na identificação e problematização de imagens, pautadas na sua relação com artefatos da cultura. Nosso objetivo principal foi problematizar o ensino de Simetria para os anos finais do Ensino Fundamental a partir da estrutura gráfica dos ornamentos de artefatos socioculturais visualizados em suas imagens. Como aportes teóricos do trabalho nos fundamentamos em Mendes (2014), Farias & Mendes (2014), Miguel & Mendes (2010) e Lévi-Strauss (2012). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, cujos dados foram produzidos pela leitura de textos relacionados à temática e pelo estudo de imagens de artefatos socioculturais. Os dados mostram a possibilidade de exploração didática do material pesquisado para o ensino de reflexão, rotação, translação e reflexão deslizante a partir dos padrões geométricos existentes nos artefatos estudados, por meio dos quais foram elaboradas problematizações para a sala de aula como atividades de ensino a serem desenvolvidas pelo professor na sala de aula de matemática do Ensino Fundamental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jeová Pereira Martins, Universidade Federal do Pará - UFPA

Professor de matemática da Educação Básica da rede estadual de ensino do Pará. Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pelo Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA. Membor do grupo de pesquisa em história e ensino de matemática da UFPA. Desenvolve pesquisas sobre o ensino de Matemática a partir da sua conexão com práticas socioculturias.

Citas

Brasil. Ministério da Educação. (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Matemática de 5ª a 8ª séries, PCN.

Farias, C. A., & Mendes, I. A. (2014). As culturas são as marcas das sociedades humanas. In: Mendes, I. A., & Farias C. A. (org.). Práticas socioculturais e educação matemática. (pp. 15-48). São Paulo, Brasil: Editora Livraria da Física.

Farmer, D. W. (1999). Grupos e Simetria: um guia para descobrir a matemática. (C. I. Januário, Trad.). Lisboa: Galvina Editora.

Gerdes, P. (2012). Etnomatemática – Cultura, Matemática, Educação: Coletânea de Textos 1979-1991. Moçambique. Impressão e distribuição: www.lulu.com.

Lévi-Strauss, C. (2012). O pensamento Selvagem (2ª ed.) (T. Pellegrini, Trad.). Campinas: Papirus.

Mendes, I. A. (2014). Práticas sociais históricas no ensino de matemática. In: Mendes, I. A., & Farias C. A. (org.). Práticas socioculturais e educação matemática (pp. 117-142). São Paulo, Brasil: Editora Livraria da Física.

Mendes, I. A. (2016). Investigação, formação de professores e ensino de matemática. In: Cunha, E. R., Soares, M. G., & SÁ, P. F. (org.). Formação de professores: teorias e práticas cotidianas (pp. 67-104). Belém, Brasil: EDUEPA.

Miguel, A.; & Mendes, I. A. (2010) Mobilizing histories in mathematics teacher education: memories, social practices, and discursive games. In: Zdm - International Journal On Mathematics Education, 42 (3-4), 381 - 392. Recuperado de http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/91341?mode=full

Vergani, T. (1991). O zero e os infinitos. Uma experiência de Antropologia e Educação Matemática intercultural. Lisboa: Minerva.

Vergani, T. (1995). Excrementos do sol. A propósito de diversidades culturais. Lisboa: Pandora.

Publicado

2018-08-01

Cómo citar

Martins, J. P., & Mendes, I. A. (2018). Exploração e problematização de Simetrias em artefatos socioculturais para o uso no Ensino Fundamental. Revista Latinoamericana De Etnomatemática Perspectivas Socioculturales De La Educación Matemática, 11(2), 8-30. Recuperado a partir de https://revista.etnomatematica.org/index.php/RevLatEm/article/view/507

Número

Sección

Artículos de investigación