Formação de professores e Etnomatemática: o acarajé como elemento catalisador de discussões no Ensino de Matemática

o acarajé como elemento catalisador de discussões no Ensino de Matemática

Autores/as

  • JOSÉ LUCAS MATIAS DE EÇA LUCAS Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga Bete Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
  • Jurema Lindote Botelho Peixoto Jurema Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

DOI:

https://doi.org/10.22267/relatem.22151.88

Palabras clave:

Ensino de Matemática, Formação continuada, Etnomatemática, Decolonialidade, Acarajé

Resumen

A formação continuada do professor de Matemática poderá ser enriquecida com o debate dos processos de ensino e aprendizagem, considerando uma educação emancipadora, voltada para o exercício da cidadania e preservação da identidade cultural. O objetivo desta pesquisa é discutir as potencialidades que a exploração do acarajé, culinária regional, pode promover em uma formação continuada com professores de Matemática visando à construção do conceito de Etnomatemática. Para tanto, foi desenvolvida uma proposta de formação no âmbito de um programa de mestrado, articulado com a Secretaria de Educação de um município do interior da Bahia. A proposta formativa foi desenvolvida em oito encontros, segundo o método de conversação dialógica, envolvendo as dimensões: conhecendo os professores; fundamentação teórico-prática; desenvolvimento da atividade quitute afro-baiano acarajé; e sistematização/problematização da perspectiva Etnomatemática. Os resultados apontam que os professores ampliaram suas percepções em relação ao conceito de cultura, Educação Matemática e identidade cultural, compreendendo como articular vivências sociais no ensino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Zulma Elizabete de Freitas Madruga Bete, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com período de estágio doutoral realizado na Universidade de Salamanca (USAL), Espanha. Possui Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Especialização em Educação Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Especialização em Educação - Ênfase em Gestão de Polos pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Licenciatura em Matemática pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP) e Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Possui experiência na Educação Básica, Ensino Fundamental e Médio. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) - Centro de Formação de Professores, Amargosa, Bahia. Também atua como docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM_UESC). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura (GEPTEMaC), vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática do Recôncavo da Bahia (GPEMAR), membro do Grupo de Pesquisa Educação Matemática e Diversidade Cultural (GPEMDiC) e faz parte dos Grupos de Trabalho sobre Currículo e Educação Matemática (GT3) e História da Matemática e Cultura (GT5) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Linha de Investigação: Aprendizagem e Formação de Professores; Tendências da Educação Matemática, em especial Modelagem na Educação e Etnomatemática.

Jurema Lindote Botelho Peixoto Jurema, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1992) e Mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (2002). Doutorado em Difusão do Conhecimento pelo programa Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento, com sede na Universidade Federal da Bahia - UFBA (2015). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz. Atua principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: educação matemática inclusiva, educação matemática de surdos, ensino e aprendizagem de matemática, análise cognitiva e difusão do conhecimento.

Publicado

2022-11-25

Cómo citar

LUCAS, J. L. M. D. E., Bete, Z. E. de F. M., & Jurema, J. L. B. P. (2022). Formação de professores e Etnomatemática: o acarajé como elemento catalisador de discussões no Ensino de Matemática: o acarajé como elemento catalisador de discussões no Ensino de Matemática. Revista Latinoamericana De Etnomatemática Perspectivas Socioculturales De La Educación Matemática, 15(1), 20-40. https://doi.org/10.22267/relatem.22151.88

Número

Sección

Artículos de investigación