Teacher training and Ethnomathematics
acarajé as a catalyst for discussions in the Teaching of Mathematics
DOI:
https://doi.org/10.22267/relatem.22151.88Keywords:
Formação continuada, Ensino de matemática, Etnomatmática, Decolonialidade, AcarajéAbstract
A formação continuada do professor de matemática poderá ser enriquecida com o debate dos processos de ensino e aprendizagem, considerando uma educação emancipadora, voltada para o exercício da cidadania e preservação da identidade cultural. O objetivo desta pesquisa é discutir as potencialidades que a exploração do acarajé, culinária regional, pode promover em uma formação continuada com professores de matemática visando a construção do conceito Etnomatemática. Para tanto foi desenvolvida uma proposta de formação no âmbito de um programa de mestrado, articulado com a secretaria de educação de um município do interior da Bahia. A proposta formativa foi desenvolvida em oito encontros, segundo o método de conversação dialógica, envolvendo as dimensões: conhecendo os professores, fundamentação teórico-prática, desenvolvimento da atividade quitute afro-baiano acarajé e sistematização/problematização da perspectiva Etnomatemática. Os resultados apontam que os professores ampliaram suas percepções em relação ao conceito de cultura, Educação Matemática e identidade cultural, compreendendo como articular vivências sociais no ensino.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Once the article is accepted by the Latin American Journal of Ethnomathematics, the authors cede the rights to publish and distribute the text electronically, including storing it and making it available online.
The authors can distribute their own material without soliciting permission from the Latin American Journal of Ethnomathematics, whenever mentioning that the original version is found at http://www.revista.etnomatematica.org
Copyright © 2008, Latin American Journal of Ethnomathematics
All contents of the Latin American Journal of Ethnomathematics are published under the _ and can be used freely, giving credits to the authors and to the Journal, as established by this license.