Formação de professores e Etnomatemática
o acarajé como elemento catalisador de discussões no Ensino de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.22267/relatem.22151.88Palavras-chave:
Formação continuada, Ensino de matemática, Etnomatmática, Decolonialidade, AcarajéResumo
A formação continuada do professor de matemática poderá ser enriquecida com o debate dos processos de ensino e aprendizagem, considerando uma educação emancipadora, voltada para o exercício da cidadania e preservação da identidade cultural. O objetivo desta pesquisa é discutir as potencialidades que a exploração do acarajé, culinária regional, pode promover em uma formação continuada com professores de matemática visando a construção do conceito Etnomatemática. Para tanto foi desenvolvida uma proposta de formação no âmbito de um programa de mestrado, articulado com a secretaria de educação de um município do interior da Bahia. A proposta formativa foi desenvolvida em oito encontros, segundo o método de conversação dialógica, envolvendo as dimensões: conhecendo os professores, fundamentação teórico-prática, desenvolvimento da atividade quitute afro-baiano acarajé e sistematização/problematização da perspectiva Etnomatemática. Os resultados apontam que os professores ampliaram suas percepções em relação ao conceito de cultura, Educação Matemática e identidade cultural, compreendendo como articular vivências sociais no ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autoria
Uma vez que o artigo seja aceito pela Revista Latinoamericana de Etnomatemática, os/as autores transferem os direitos de publicar e distribuir o texto eletronicamente, assim como para arquivar e torna-lo acessível online.
Os autores podem distribuir seu próprio material sem a permissão da Revista Latinoamericana de Etnomatemática, mas devem sempre esclarecer que a versão original esta em http://www.revista.etnomatematica.org
Copyright © 2008, Revista Latinoamericana de Etnomatemática. Todo o conteúdo da Revista Latinoamericana de Etnomatemática está disponível sob a Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional e pode ser usado livremente dando crédito aos autores e da revista, conforme é estabelecido por esta licença.