Esta é uma versão desatualizada publicada em 2019-09-07. Leia a versão mais recente.

Números e universo das comunidades da Serra Nevada de Santa Marta (Kogui, Arhuaco, Wiwa e Kankuamos)

Autores

  • Omar Enrique Trujillo Varilla Institución educativa Prudencia Daza Universidad Popular del Cesar
  • Ever Enrique De la Hoz Molinares Universidad Popular del Cesar
  • Juan Bautisata Pacheco Fernández Universidad Popular del Cesar

Palavras-chave:

Atividades socioculturais, Cosmovisão, Kakuserankua, Lei de Origem

Resumo

O artigo compara os sistemas de numeração das quatro comunidades da Serra Nevada de Santa Marta: kogui, arhuaco, wiwa e kankuamos, destacando a importância e o significado de suas visões de mundo dos números, bem como de suas aplicações nas atividades tradicionais. A partir disso, mostra-se que os números dessas culturas expressam coesão, ordem, espaço, ambiente, uma visão global de seu universo. Considerando que a Lei de Origem nessas comunidades indígenas coincide na concepção sobre a criação do universo, através da Mãe Terra e na criação do mundo material pelo deus pai Kakuserankua, podemos afirmar que os números em cada um dos sistemas de numeração estão relacionadas ao universo, também não possuem representações simbólicas, mas possuem algumas figuras geométricas associadas. Os sistemas de numeração aqui apresentados não têm zero, porque, de suas visões de mundo e Lei de Origem, não há vazio ou nada: há também alguns números sagrados comuns entre as comunidades, tais como: aquele que representa o universo e o sol, o quatro está relacionado aos quatro elementos, as quatro comunidades, os quatro personagens míticos, os nove representam equilíbrio com o universo e os nove pagamentos. Outra relação entre os sistemas de numeração é que eles são posicionais decimais, cardeais e sistematizados em suas línguas ancestrais (Ikᵾ, Kogba, Kakatukua e Dalma).
A pesquisa realizada permite demonstrar que o conhecimento é transmitido de geração em geração por via oral, por meio de suas atividades socioculturais. Seu uso nas práticas tradicionais permitiu a transcendência e preservação da cultura até hoje; É importante mencionar que o conhecimento matemático dessas comunidades é pouco conhecido nas comunidades ocidentais, devido ao pouco trabalho realizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2019-09-07

Versões

Como Citar

Trujillo Varilla, O. E., De la Hoz Molinares, E. E., & Pacheco Fernández, J. B. (2019). Números e universo das comunidades da Serra Nevada de Santa Marta (Kogui, Arhuaco, Wiwa e Kankuamos). Revista Latinoamericana De Etnomatemática, 12(3). Recuperado de https://revista.etnomatematica.org/index.php/RevLatEm/article/view/518

Edição

Seção

Artigos de pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)