Um olhar para a pesquisa em Educação Matemática Crítica na Colômbia
DOI:
https://doi.org/10.22267/relatem.21141.77Palavras-chave:
Educação Matemática Crítica, ColômbiaResumo
Neste texto, trazemos, na primeira parte, uma síntese de nossa leitura analítica e crítica dos textos publicados na edição da Revista Latinoamericana de Etnomatemática, cujo foco é a Educação Matemática Crítica (EMC) na Colômbia. Destacaremos pontos que, ao nosso olhar, são centrais em cada pesquisa, como conceitos utilizados, aspectos socioculturais envolvidos, buscando apontar relações com outros estudos da EMC e traçando paralelos com o que experienciamos no Brasil. Ao final, teceremos algumas reflexões sobre a EMC colombiana, traçando breves paralelos com a EMC brasileira, apontando similaridades dentre estas, apontando uma possibilidade de teorizações mais centradas na América do Sul, a serem construídas em conjunto, menos focadas em grandes teorias europeias, sem, no entanto, negá-las ou ignorá-las.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autoria
Uma vez que o artigo seja aceito pela Revista Latinoamericana de Etnomatemática, os/as autores transferem os direitos de publicar e distribuir o texto eletronicamente, assim como para arquivar e torna-lo acessível online.
Os autores podem distribuir seu próprio material sem a permissão da Revista Latinoamericana de Etnomatemática, mas devem sempre esclarecer que a versão original esta em http://www.revista.etnomatematica.org
Copyright © 2008, Revista Latinoamericana de Etnomatemática. Todo o conteúdo da Revista Latinoamericana de Etnomatemática está disponível sob a Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional e pode ser usado livremente dando crédito aos autores e da revista, conforme é estabelecido por esta licença.