Etnomatemática e educação escolar
DOI:
https://doi.org/10.22267/relatem.20131.48Palavras-chave:
Etnomatemáticas, Educación escolar, Violencia colonialista, Educación en tiempos de pandemiaResumo
Esse artigo coloca em foco violências colonialistas desveladas devido à pandemia da COVID 19, tendo como principal contexto analítico a educação em sua configuração escolar. Para sustentar reflexões nesse âmbito, três elementos pertencentes às origens da construção de saberes etnomatemáticos são pautados, a saber: - todo conhecimento é contextual; - matemática é um conjunto de saberes social e culturalmente construído; - tanto o ensino quanto a aprendizagem da matemática podem ser transformados por meio da ressignificação das relações interculturais. Com o aporte dessa tríade, dois complexos de fatores são então desenvolvidos. O primeiro diz respeito a relações existentes entre processos educacionais e ataques de natureza colonialista à diversidade sociocultural. O segundo coloca em evidência contextos educacionais quilombolas, indígenas e campesinos como espaços de luta contra os referidos ataques. Por fim, entrecruzando as reflexões desenvolvidas, o período pandêmico será criticamente refletido a fim de desvelar nexos causais no contexto da violência proveniente de movimentos colonizadores que permanecem presentes em processos educacionais na contemporaneidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autoria
Uma vez que o artigo seja aceito pela Revista Latinoamericana de Etnomatemática, os/as autores transferem os direitos de publicar e distribuir o texto eletronicamente, assim como para arquivar e torna-lo acessível online.
Os autores podem distribuir seu próprio material sem a permissão da Revista Latinoamericana de Etnomatemática, mas devem sempre esclarecer que a versão original esta em http://www.revista.etnomatematica.org
Copyright © 2008, Revista Latinoamericana de Etnomatemática. Todo o conteúdo da Revista Latinoamericana de Etnomatemática está disponível sob a Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional e pode ser usado livremente dando crédito aos autores e da revista, conforme é estabelecido por esta licença.