Utilizando a Extração Pesqueira para Ensinar Gráficos, Funções e Temas Ambientais em duas Escolas Pública no Município de Maraã - Amazonas.
DOI:
https://doi.org/10.22267/relatem.22151.87Palavras-chave:
Etnografia; Manejo pesqueiro; Gráficos.Resumo
Por meio de uma pesquisa etnográfica, buscou-se compreender os processos da atividade pesqueira realizada no município de Maraã, interior do Amazonas e a partir disso, aplicou-se conceitos matemáticos voltados ao processo de ensino e aprendizagem de gráficos, tabelas e equações nas turmas do 8º ano do Ensino Fundamental em duas escolas públicas localizadas no município em questão. Além da contextualização da pesca, foi propicio fazer uso da interdisciplinaridade, uma vez que foi levado ao estudante conceitos relacionados a geografia e história da região. Baseado numa pesquisa bibliográfica, buscou-se mostrar aos alunos a importância de se preservar o Meio Ambiente, uma vez que a economia desta localidade depende estritamente dos recursos naturais ali presentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autoria
Uma vez que o artigo seja aceito pela Revista Latinoamericana de Etnomatemática, os/as autores transferem os direitos de publicar e distribuir o texto eletronicamente, assim como para arquivar e torna-lo acessível online.
Os autores podem distribuir seu próprio material sem a permissão da Revista Latinoamericana de Etnomatemática, mas devem sempre esclarecer que a versão original esta em http://www.revista.etnomatematica.org
Copyright © 2008, Revista Latinoamericana de Etnomatemática. Todo o conteúdo da Revista Latinoamericana de Etnomatemática está disponível sob a Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional e pode ser usado livremente dando crédito aos autores e da revista, conforme é estabelecido por esta licença.