Resenha do livro: “A educação matemática no contexto da economia solidária”
DOI:
https://doi.org/10.22267/relatem.19124.33Palavras-chave:
Educação Matemática, Programa Etnomatemática, Resolução de Problemas, Economia Solidária.Resumo
O livro Educação Matemática no contexto da Economia Solidária apresenta um estudo envolvendo o processo de ensino e aprendizagem de Matemática articulado ao desenvolvimento de intervenções pedagógicas realizadas junto aos membros de três Empreendimentos Econômicos Solidários. O Programa Etnomatemática e a Resolução de Problemas são tomados como referenciais teóricos e eixos norteadores diante da perspectiva de discutir a Matemática de forma significativa e contextualizada. A investigação se caracteriza por uma abordagem qualitativa e adota por base a pesquisa-ação com o propósito de contribuir para que os envolvidos assumam uma postura emancipadora no ambiente em quem estão inseridos.
Downloads
Referências
Brasil. (1998). Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF.
Meneghetti, R. C. G. (org.). (2016). A educação matemática no contexto da economia solidária. Curitiba, PR: Appris.
Thiollent, M. (2000). Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Latinoamericana de Etnomatemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autoria
Uma vez que o artigo seja aceito pela Revista Latinoamericana de Etnomatemática, os/as autores transferem os direitos de publicar e distribuir o texto eletronicamente, assim como para arquivar e torna-lo acessível online.
Os autores podem distribuir seu próprio material sem a permissão da Revista Latinoamericana de Etnomatemática, mas devem sempre esclarecer que a versão original esta em http://www.revista.etnomatematica.org
Copyright © 2008, Revista Latinoamericana de Etnomatemática. Todo o conteúdo da Revista Latinoamericana de Etnomatemática está disponível sob a Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional e pode ser usado livremente dando crédito aos autores e da revista, conforme é estabelecido por esta licença.